[feel_____:THAT]

20060519

O País Com Sedução [*]

O meu contraponto ao Editorial do Público de 04052006 'O País Sem Sedução', cujo o título é sugestivo mesmo para quem não o tenha lido - mais vale tarde que nunca.

Quero considerar que muito é uma questão de perspectiva, e o marketing [se Portugal fosse uma marca], de que muito bem fala Manuel Carvalho, está aqui. Talvez não tenha visibilidade suficiente mas sabendo para onde olhar também aqui se encontra
o novo país do fado, do futebol e de Fátima - e não apenas o velho.

Será afinal esta triologia apenas sinónimo de atraso e de imobilismo? A hipótese que avanço é que até a forma negativa como se encara esta triologia é sintomática precisamente das questões (nomeadamente o negativismo e a crença de que 'o inferno são os outros') que MC critica no seu Editorial e em cuja teia ele próprio se enreda: A culpa dos outros [...] e a persistência da crise explicam este regresso ao velho país
[...] um país alheado e sem vitalidade. Um país velho que nunca permitirá a criação de consciência cívica nem sentido de urgência [...].

No entanto, concorda-se com o seguinte: tensão, protestos e consciência cívica são bem-vindos - tudo é melhor do que a-apatia-que-culpa-o-governo. Certamente.


[*] 3 F's
- PT seduction

0 Feelings:

Post a Comment

<< Home