[feel_____:THAT]

20060601

Avaliar e ser avaliado?

O sistema de avaliação de desempenho individual dos professores proposto pelo Ministério da Educação foi recebido com virulência pela FENPROF. Parece que existe uma parte dos professores que considera que a sua carreira deveria ser mais curta do que a de outros profissionais, qual profissão-de-risco-e-de-alto-desgaste. Talvez sejam os mesmos profissionais que acham agora que ser avaliado "não vale".

Se há uma coisa de que tenho pena é da desvalorização social de que a classe é alvo actualmente, e infelizmente este tipo de tomada de posição pelo seu órgão representativo não ajuda. Parece que é chato quando as coisas evoluem - mesmo que numa direcção na qual necessáriamente já deveriam ter evoluído há mais tempo.

Que se façam greves sim por melhores condições de trabalho - leia-se melhores instalações, recursos educativos, equipamento informático, etc. Devem ter os professores concerteza queixas muito mais sérias no exercício da sua profissão (e das quais a sociedade mais alargada gostaria concerteza de estar a par uma vez que estas também a afectam, directa ou indirectamente) do que a perspectiva de se apontar para a excelência no exercício da mesma e de existir uma progressão na carreira que compense os bons profissionais em detrimento dos maus - que infelizmente existem em toda a parte mas que certamente não devem progredir calmamente na carreira conforme passa o tempo e a sua performance se mantém ao mesmo nível.

Numa palavra: imobilismo.


Via Causa Nossa

0 Feelings:

Post a Comment

<< Home