[feel_____:THAT]

20061128

6 | Asilah





Última cidade no nosso caminho antes da viagem de regresso.

Novas surpresas numa medina rica a fazer lembrar híbridos das antigas casas tradicionais do algarve: um Festival de Artes e Cultura deixou anualmente marcas nas paredes da cidade na forma de murais, pintados por vezes por artistas estrangeiros convidados, como o que podemos ver acima com a sua calorosa dedicatória.

Para além de apreciar a beleza desta cidade-aldeia - que é durante a época balnear um chamariz para os turistas mas que durante a nossa visita estava mais pacata do que Chefchouen - conseguimos ser alvo de uma perseguição por adolescentes ávidas de treinar o seu francês e o seu espanhol... afinal um turista é um turista.

As nossas fracas experiências culinárias tiveram de ser compensadas com uma visita exploratória à grande cadeia de supermercados da zona: o Marjane. Adoro ir a supermercados nas minhas viagens: é tão bom como ir a um bom museu! Ficam as memórias dos grandes pequenos almoços: sempre sumo de laranja (doce como o mel), café bem forte e aromático, croissant au chocolat e baguete com manteiga. O pequeno almoço local mais rico inclui também doce de laranja (claro!), mel e dois tipos de paquecas (beghrir e m'semmen creio eu) - hummmm. Variedades de tagines, couscous e espetadas - entre o sofrível e o bastante bom, mas nunca a cozinha excelente que sabemos que anda por lá! - passaram pelo nosso prato. Também ficaram por visitar os hammams, ou banhos públicos marroquinos - a bela data que escolhemos para viajar proporcionou experiências interessantes, mas excluiu esta...

O fim da viagem aproximava-se e foi o momento do balanço - regozijámo-nos por algumas fotos de pessoas que conhecemos e que se deixaram fotografar apesar do pânico generalizado que os marroquinos têm às fotografias tiradas por turistas.

O bom e o que ficou por fazer são razões bastantes para ficar a vontade de regressar. O sul e o deserto ficaram também guardados para essa outra viagem - até lá ficam as ideias e os sorrisos das memórias!



Nas fotografias: Um mural Elvira Méndez, pintado numa das praças principais da medina no âmbito do Festival de Asilah.

E ainda: + fotos da viagem :)

0 Feelings:

Post a Comment

<< Home