[feel_____:THAT]

20070119

Entre(tanto), sobre(tudo) e practica(mente)

... uma coisa que não falta a Sam the Kid é método.
A voz de Saramago abre o single Poetas de Karaoke (embora não na versão do vídeo no YouTube, onde se vêm sim cenas extras de uma 'reportagem' e diálogos) dizendo:
'Não ter já nada para dizer e continuar a escrever é um crime, porque não tem o direito de continuar a escrever se não tem nada para dizer.'

É um apelo à originalidade das pessoas naquilo que fazem, diz o Samuel, o que no caso do seu trabalho está relacionado com a sua música, língua e rimas (quem ouviu as suas rimas de improviso no 'Prós & Contras'?). Destaca-se assim naturalmente no artista originalidade e identidade, mas também simultaneamente a sua simplicidade e âncora na realidade - como se pressente quando fala em baixo sobre cantar em português.

'Não sou mega-fundamentalista nisto e até reconheço que nós, os rappers, somos mais americanizados do que esse pessoal do rock que canta em inglês, mas também gosto de ser um pouco advogado do diabo...'

Mais fantástico ainda é saber que Sam é capaz de olhar para trás enquanto faz o presente e o futuro da música portuguesa:
'Adoro pesquisar música portuguesa antiga e isso ensinou-me a respeitar todos os músicos. Até o Marco Paulo. É preciso haver todos os sabores de música. (...) falávamos no Zeca Afonso: para dizer a verdade, o Zeca nem sequer é o meu 'nigga'. Claro que já o samplei, tenho muitos discos dele, mas não é muito variado em termos da sonoridade dos instrumentos. (...) Na vertente orquestrada, o Carlos do Carmo é um dos meus 'niggas'. Muito mais do que no fado. Esses sons orquestrados e cheios de drama é que me matam. Adoro o Paulo de Carvalho… O Blackground dos Duo Ouro Negro, adoro. (...) Ary dos Santos. Esse é mesmo o meu 'nigga'. Ele escrevia e recitava de uma forma muito própria. Uma das coisas que sempre me fascinou na poesia são as intrigas, as tramas que andam lá pelo meio e que não são só A-B, A-B. E ele tem essas cenas, isso está tudo lá.'

E como não se pode ser bom a tudo nem perfeito, admite sem complexos:
'no outro dia, na rádio, o Valete falava sobre hábitos de leitura. Tenho que confessar que não leio livros – talvez por dificuldade de concentração, não leio. É verdade que leio revistas mas muitas são revistas de merda.'


Poetas de Karaoke



(...)
Põe a gramática em prática,
didáctico - dramaticamente citando técnicas
poéticas com estéticas
fonética, sempre atento ou surpreendente com métricas
à frente, para mentes cépticas e exigentes
Isto é para todos, não e só para Mc's
isto é para tugas comuns que escrevem na língua raíz
Querem ser internacionais mas tão cá no país
e nunca são originais, são Nova York ou Paris
Sempre fui D. Dinis vocês são de onde der mais jeito
onde houver mais fama e proveito
e se houver mais grana é aceite
e se houver uma dama com bom peito
pensam que isso dá respeito...
(...)
Eu nunca precisei de ouvir hip hop tuga pró fazer
isso é que dá mais prazer, o meu idioma exploração
vocês tentam outra língua para tentar a exportação
querem ser os "moonspell", querem novos horizontes
mas aqui o Samuel é Madredeus é Dulce Pontes
Porque há uma identidade e vocês são todos idênticos
são autênticos mendigos vendidos por cêntimos
não compreendem o meu sentimento e mentem
tentem jornalismo, não comentem
Vocês fazem turismo de emoções que os outros sentem
eu faço culturismo de expressões que todos sentem
(...)

[+] sobre STK no Blitz

0 Feelings:

Post a Comment

<< Home