[feel_____:THAT]

20060331

Mais Energia [*]

Ventos de mudança no sector energético em Portugal, onde foram anunciados planos para um dos maiores projectos de energia éolica da Europa, equivalente a 1/4 da produção de energia éolica na EU em 2005.

O projecto fornecerá electricidade para 750,000 casas e aleviar a pressão na economia energética do país, presentemente dependente de importações numa percentagem de 86% do seu consumo total.

O país procura atingir os seus alvos de acordo com o Protocolo de Kyoto, nomeadamente através das energias renováveis. Recentemente, foi concedida uma licença para a maior unidade de produção de energia solar a nível mundial e a primeira central elétrica comercial funcionando a energia das ondas.

O projecto eólico avaliado em 900m EUR criará cerca de 1600 empregos através da manufactura de turbinas (serão necessárias 500), e duplicará a capacidade de produção de energia eólica no país.

[*] Info de fonte incógnita... se alguém a souber indicar agradece-se.

20060329

Life Size [*]



Life Size [2004] by Hyperkit.
Soft cover, 280mm x 215mm, 160pp - published by Victionary.

Life Size is a personal book as big as life. It's my arty fetiche book - its uses range from notebook to stencil, from table mat to photo album. I actually gave this as a present and now want one myself! All play, no reading [what a break from my technical books]!
This is a publication by the ultra cool
Londoners Hyperkit, who describe this work as follows:

[...]
Inspired by Do-It-Yourself and homecraft manuals.
This book is a collection of ideas, fascinations and frustrations; with object language, the creation of new spaces, navigation, scale and colour. [...] with content being formatted according to two primary themes.

The first theme looks at using the constraints of the book as a unit of measurement, to highlight the size of the objects being represented. This dictates how the objects are displayed, whether it be on one page or across a series of pages. Through showing these objects at life size within the format of the book, the reader is encouraged to engage with them in a different way.

The second theme concentrates on the design and creation of objects that, through the reader’s participation, can be used within real life situations, such as a place setting at a dinner table. By incorporating these objects, our ambition is to change the reader’s perception of what a book can be and how it behaves.

It is our intention that content in this book is not interpreted as documentation, but is seen to exist as the actual artefact.



[*] wishlist/ o meu livro-fétiche

Notícias Internacionais

do ponto de vista árabe podem encontrar-se na Aljazeera, o império arábico de informação [que inclui canal desportivo e documental para além do conhecido canal noticioso] - catapultada para o estrelato no Ocidente no seguimento de todo o seu espaço televisivo dedicado aos vídeos amadores de sequestradores e Osamas.

Esta cadeia encontra-se agora descodificada [leia-se, em inglês] para satisfazer curiosidades ocidentais - informativas e outras.

20060328

More Cool Blogs [*]

O Arrumário, um 'jornal pessoal' com apontamentos fotográficos de grande qualidade sobre ideias, lugares e espaços, adicionado à minha barra lateral há já algumas semanas.

Um blog de comentário da actualidade que consulto desde que comecei nas andanças dos blogs, e que agora também está aos meus links aqui é o popular Bicho Carpinteiro.

Sensibilidades em palavras e imagens em There's only 1 Alice.

o Comunicarte Design e o La Double Vie de Véronique descobri-os via [a barriga de um arquitecto].

O Jornada está agora muito mais giro em Wordpress. Tenho imensa inveja, em especial da arrumação dos posts em temas... É mesmo verdade!


[*] Surfing the web and reading:

20060327

O Luxo e o Lixo na minha vida

Esta semana...

O Lixo

Reese Witherspoon e Joaquin Phoenix em Walking the Line [2005] - fiquei a saber muito mais sobre Johny Cash do que alguma vez quis ou sonhei na minha vida, nomeadamente que só soube andar na linha tarde na vida. Fotografia e argumento medíocres. Os actores no entanto são o que se sabe;

+

The Nun/ La Monja/ O segredo - by Luis de la Madrid, 2005 [puro ranho].


Humpf...

O Luxo


Hossam e Serena Ramzy.
O improviso no final do espectáculo marcou pontos.

A percussão de Hossam Ramzy, um dos grandes músicos do Egipto [E que percussão! Fez um concerto a solo com um tambor e uma pandeireta à vez, fascinando toda a audiência – bravo!];

+

A dança do ventre da mulher brasileira dele [Movimentos e música juntos – linguagem de expressão corporal no seu melhor. Fez-me pensar que o samba só pode ser um pé na porta para executar esta dança arábica]...

...

[MAS, 1 mas] o concerto e as danças eram demasiado intimistas para a Aula Magna... ou então a Aula Magna era desproporcionalmente formal para o espectáculo dos Ramzy.

20060324

Unbelievable! [*]



Clemens at Lunch at Cafe de Sade
[
Lacoste, France, 1999] by Nan Goldin.
Cibachrome Print.

A good-looking guy actually had his picture taken by Nan Goldin!

And...

[*] This is post #100!

20060323

Noobai with me [*]


Noobai Café - Vistas.

Post-stressful period lounging - a olhar o Tejo :)



[*] Pelo site parece um espaço mais sofisticado do que é na realidade - o Noobai é um café/bar com alguns comes e um ambiente bem relaxado para quem gosta de apreciar as margens do rio.

[*] Loucura procura Amor Cego

Propôs a Loucura:
- Vamos brincar às escondidas?
- Escondidas? O que é isso? - perguntou a Curiosidade.
- É uma brincadeira. Eu conto até cem e vocês escondem-se. Quando terminar de contar, eu vou procurar-vos e o primeiro a ser encontrado será o próximo a contar.
Todos aceitaram, menos o Medo e a Preguiça.
A Pressa escondeu-se primeiro, num lugar qualquer.
A Timidez escondeu-se na copa de uma árvore.
A Alegria correu para o meio do jardim.
Já a Tristeza começou a chorar, pois não encontrava um local apropriado para se esconder.
A Inveja acompanhou o Triunfo e escondeu-se perto dele debaixo de uma pedra.
O Desespero ficou desesperado ao ver que a Loucura já estava no noventa e nove.
CEM! - gritou a Loucura. - Vou começar a procurar...
A primeira a aparecer foi a Curiosidade, que já que não aguentava mais a querer saber quem seria o próximo a contar.
Ao olhar para o lado, a Loucura viu a Dúvida em cima de uma cerca sem saber em qual dos lados ficar para melhor se esconder.
E assim foram aparecendo a Alegria, a Tristeza, a Timidez... Quando estavam todos reunidos, a Curiosidade perguntou:
- Onde está o Amor?
Ninguém o tinha visto. A Loucura começou a procurá-lo. Viu uma roseira e começou a procurar entre os galhos, quando de repente ouviu um grito. Era o Amor, que gritava por ter furado o olho com um espinho. A Loucura implorou perdão e prometeu segui-lo para sempre. O Amor ficou cego mas a Loucura acompanha-o sempre.


[*]Criancice do dia ou mail para menores de 8 anos, como lhe chama a minha prima!

20060322

[*] enjoy your rabbit


From the 'Year of the Asthmatic Cat' to the 'Year of Our Lord': programmatic songs for the animals of the chinese zodiac.

Pure experimental compositions to listen and be surprised.


Listening to... [*]

Being a bug...

... and bugging you! :P

Beautiful Mapping


Flying Carpet [2005] by Seyed Alavi.
Wool and Nylon.


Or a 'Flying Carpet'... presented by the iranian author as a site specific Public Art Project for the Sacramento International Airport:

[...] An aerial view of the Sacramento River that is woven into a carpet for the floor of a pedestrian bridge [...] recalling the experience of flight and flying [...] reinforcing a sense of belonging and/or connection for the traveller [...].


Via Pruned - [comments on politically charged mapping here!]


20060321

Nuclear ou não nuclear

Já fui contra a energia nuclear, tal como o Nuno Ramos de Almeida do Aspirina B, mas a verdade é que o dramático cenário energético europeu - tal como o descrevo nestes últimos 3 posts do [quote_____:THAT] - bem como os avanços tecnológicos no âmbito desta fonte de energia e a segurança comprovada das centrais europeias modificaram o meu ponto de vista.

A realidade é que embora a utilização do nuclear esteja em declínio devido à sua baixa popularidade, a Europa não possui uma alternativa suficientemente forte ao petróleo, o qual tem duas graves implicações negativas: o seu impacto ambiental e o facto do seu uso na europa representar uma elevada dependência energética do exterior uma vez que tem de ser importado quase na sua totalidade.

Contudo, e apesar de um projecto tecnológicamente avançado e seguro de uma central nuclear em Portugal me parecer merecedor de apoio, na minha opinião a prioridade deveria evidentemente ser o investimento sério e em larga escala nas energias limpas e renováveis - para a utilização das quais Portugal tem além do mais um contexto particularmente favorável.

Bubblewrap it!




I have to share this: again, I came across a mindless pointless game at a peak busy period!

If bubble wrap is your thing, click on the image and enjoy...

A Noiva


A Noiva [2001] by Joana Vasconcelos.
Aço e tampões OB.

Aqui fica uma das minhas intalações/ esculturas favoritas da artista - a melhor maneira de usar 14 mil tampões OB.

20060320

Descobri a Joana Vasconcelos!

Já tinha descoberto as obras da Joana Vasconcelos há um tempo: uma aqui, outra ali... Mas não as tinha associadas à mesma pessoa, de facto estavam associadas a pessoa nenhuma. Foi com imensa satisfação que descobri que os créditos eram de uma jovem artista portuguesa! Bravo à Joana pelo seu percurso, fazem falta artistas portugueses assim!

Pude finalmente dar o seu a seu dono neste e neste posts de Outubro de 2005 em que se vê a escultura 'Coração Independente'.

Back to Blogging [*]

Uau, passaram 16 dias desde o último post mas até parece mais! Duas semanas sem postar e não foi o meu computador que se avariou nem estive num país estrangeiro onde não era capaz de pôr os acentos. Mas a minha rotina foi similarmente alterada: tive visitas! No trabalho e em casa - uma dupla agitação...
Uma amiga Holandesa costuma dizer que é ótimo quando as visitas chegam, mas ainda melhor quando se vão embora... isto faz-me rir e vai um pouco contra a minha natural hospitalidade portuguesa, mas devo aceder que subscrevo em parte!
Uff!

[*] and back to routine!

20060304

Recommending...

Mr. and Mrs. Clark and Percy by David Hockney [1971].
Acrylic on canvas. Tate Gallery, London.


...David Hockney - via Art Blog, a good-looking blog dedicated to the arts, keeping us all informed about exhibitions of great artists around the world.

Taking this opportunity to thank the links there to both this blog and [quote_____:THAT] - cheers!

Guantánamo

Alguém ouviu falar da Conferência de Genebra?

20060301

Carnaval

Este ano o tema foram os anos 60, mas a minha companhia fez-me lembrar as noites School Disco de Londres, às quais eu nunca fui mas cujo conceito acho hilariante - são as verdadeiras festas temáticas.