[feel_____:THAT]

20060531

C'est la vie

Os dias de chuva no crepe são poesia.

Oh baby when you talk like that...

you make a woman go mad


Like this is perfection.

Via Miss Pearls

Diário das minhas ausências

20060527

smoke and mirrors / special effects / a little fear a little sex

... a ler o Estado Civil.

20060524

One seat

A movement is underway in Europe to request a single seat for the European Parliament.

Parliament now has to "commute" between Brussels (B) and Strasbourg (F) at great cost to the European taxpayer. Should you agree with the idea of giving Parliament one seat, sign up for this petition
here.

As imagens


Lisboa às Postas.
Azul+Laranja+Ferrugem by João Tito [2005].

fantásticas de João Tito no Amnésia, particularmente as "Colagens" e as fotos de "Lisboa às Postas", também são um bom passeio.

A ser inspirado aqui.

20060523

O estilo


Liisa Jokinen and Sampo Karjalainen
for Hel Looks [2005-2006].

em Helsínquia é outra coisa!... Para passear pela paisagem humana das ruas e discotecas da cidade é só ir ao HEL LOOKS onde se pode encontrar um registo do estilo eclético dos seus habitantes [e vislumbrar peças da fantástica marca finlandesa Marimekko].


Via omdn - o manancial da noite.

20060522

Iniciativa legislativa

A aprovação da primeira iniciativa legislativa de cidadãos no âmbito da arquitectura tem dado que falar. Como muito bem refere Vital Moreira, é um sonho realizado para o lobby dos arquitectos.

As opiniões e os receios que se têm expresso em relação a um monopólio que possa, num cenário futuro [leia-se, bem diverso do actual - em que o mercado está sobrelotado de profissionais da área, o que tende a favorecer a concorrência] prejudicar os cidadãos poderão ter a sua justificação. No entanto, pela minha parte o que espero é que esta iniciativa legislativa se venha a traduzir numa há muito adiada melhoria consistente do ambiente nacional construído. Oportunidades para melhorar abundam.

O Chiado

está em festa até dia 27. Uma zona fantástica de Lisboa que ganha qualidade com este tipo de iniciativas. A aproveitar por quem possa!

Fixações [Muji]



Suburbia and London set of toys in Muji.

Estas compras ficaram por fazer na minha última visita à Muji, lembrei-me ao ler o post da Dora precisamente sobre a sua visita a esta loja! Entre as várias "cidades-num-saco" estas seriam as minhas escolhas, mas também há Paris, Nova Iorque e Tóquio.

Para mim tinha de ser Londres [claro!] e os súburbios - o único set com àrvores! Em vez destes vieram o papel de origami e outros goodies. O difícil foi mesmo a escolha!

20060521

As Marchas Mundiais

contra a fome foram um sucesso.

Há coisas que vale a pena celebrar!

20060520

Working Girl


Um trabalho em pequena escala de uma Cindy Sherman em início de carreira - a transformação progressiva de um look maria-rapaz num look feminino e glamouroso através de camadas de maquilhagem, adereços, penteado, etc.

Uma pequena gema de Sherman no seu melhor a anunciar muito do trabalho que se viria a seguir. Encontrei-o hoje e já se tornou um favorito.


Via acknowledge (or whatever) thyself.

Novelas e tal

Strawberries with sugar virus - é lindo, no sentido perverso da palavra...

Parece de facto inacreditável! Não vejo a dita cuja, felizmente. Assim não corri o risco de ser afectada.


Via Elise.

Trabalho .vs. Família

Os ministros europeus dos Assuntos da Família, reunidos em Lisboa no âmbito do Conselho da Europa, acordaram há 3 dias desenvolver medidas de apoio à conciliação do trabalho e da família, defendendo que esta é a resposta para combater o declínio demográfico na Europa.

A 28ª Conferência de Ministros Europeus Responsáveis pelos Assuntos da Família, que reuniu os 46 Estados Membros do Conselho, fechou com uma deliberação conjunta. Portugal foi representado pelo ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, que reconhece que há muito a fazer, a começar por uma rede de apoio a idosos, crianças e deficientes.

Para ajudar a conciliar a família e o trabalho falou-se de equipamentos de apoio, de mudar mentalidades, de formas de incentivo para os homens participarem mais na vida familiar e também de segurança no trabalho - para que os jovens se sintam em condições de ter filhos.

Esta é uma área que começa finalmente a reunir cada vez mais iniciativas concretas, de que é exemplo o Prémio E+FR (Empresa Mais Familiarmente Responsável) organizado pela Deloitte e pela AESE com o apoio do Diário Económico, em segunda edição este ano. Este ano a Microsoft Portuguesa e a Unicer foram as vencedoras, reunindo um conjunto importante de boas práticas nesta área.

20060519

O País Com Sedução III [Fátima]


Colecção Primavera/Verão 06.
By Fátima Lopes.



Era a Fátima Lopes a Fátima de quem o Manuel Carvalho falava não era? Nos dias que correm, em Portugal, foi a primeira senhora marcante que me veio à cabeça. E é só sedução - não é para todos os gostos mas não há escapatória. É focada e cheia de vitalidade - quiséramos nós que também fossem as qualidades do novo país.

O País Com Sedução II [Futebol]

Cristiano Ronaldo for Pepe Jeans.
Publicity Campaign [2005].


Há quem veja o futebol e há quem veja outras coisas - como os anúncios da Pepe Jeans com um dos nossos futebolistas mais populares por exemplo. Tal como todas as coisas, podemos evoluir mais lentamente do que outros, mas até no mundo do futebol muita coisa mudou - os calções estão maiores e vendem-se outras coisas para além de performance desportiva...

O País Com Sedução I [Fado]


Alma Lusa Portuguese Spirit.
Photo by Jorge Nogueira [2005].


Quem acha que o fado é a Amália e um choradinho bafiento sem significado perdeu contacto com as suas raízes, mas principalmente com a sua evolução. Nem todo o fado é triste mas todo ele é uma parte pulsante da identidade portuguesa. Ir jantar a uma casa de fados hoje em dia tornou-se em muitos sítios um entretenimento de elite reservado a turistas e connaisseurs - mas continua a ser quintessencialmente um espetáculo que é uma mostra do que nos é único e particular, do que nos pode vender no estrangeiro e lembrar quem somos.

Ver Maria Ana Bobone - Senhora da Lapa.

O País Com Sedução [*]

O meu contraponto ao Editorial do Público de 04052006 'O País Sem Sedução', cujo o título é sugestivo mesmo para quem não o tenha lido - mais vale tarde que nunca.

Quero considerar que muito é uma questão de perspectiva, e o marketing [se Portugal fosse uma marca], de que muito bem fala Manuel Carvalho, está aqui. Talvez não tenha visibilidade suficiente mas sabendo para onde olhar também aqui se encontra
o novo país do fado, do futebol e de Fátima - e não apenas o velho.

Será afinal esta triologia apenas sinónimo de atraso e de imobilismo? A hipótese que avanço é que até a forma negativa como se encara esta triologia é sintomática precisamente das questões (nomeadamente o negativismo e a crença de que 'o inferno são os outros') que MC critica no seu Editorial e em cuja teia ele próprio se enreda: A culpa dos outros [...] e a persistência da crise explicam este regresso ao velho país
[...] um país alheado e sem vitalidade. Um país velho que nunca permitirá a criação de consciência cívica nem sentido de urgência [...].

No entanto, concorda-se com o seguinte: tensão, protestos e consciência cívica são bem-vindos - tudo é melhor do que a-apatia-que-culpa-o-governo. Certamente.


[*] 3 F's
- PT seduction

20060516

Marchar contra a pobreza [Walk the World 06]

e contra a fome - dia 21 de Maio às 10h00.

Há alimentos suficientes para alimentar todas a população mundial durante quase meio século. Apesar disso, mais de 300 milhões de crianças em todo o mundo sofrem de fome crónica. A fome e a subnutrição são as causas de mais de metade do número total de mortes de crianças, provocando, todos os anos, a morte de aproximadamente 6 milhões de crianças.


Em 2005, participaram na Marcha 201 mil pessoas, em 266 lugares de 91 países, distribuídos nos 24 fusos de horários do planeta, recolhendo fundos suficientes para alimentar 70 mil crianças em idade escolar por um período de um ano.

Este ano, o objectivo é reunir pelo menos 750 mil participantes em todo o mundo e 20 mil em Portugal.

Lisboa: Torre de Belém . Docas (Marcha e Corrida); Porto: Cais de Gaia . Passeio Alegre (Marcha e Corrida); Açores: Ilha S. Miguel / Ponta Delgada . Portas da Cidade (Marcha), Ilha Faial / Horta . Peter Café Sport (Marcha)


Find walks in your country here.


Via [imagine-se!] a Tia Cremilde

20060515

O que quer que seja


Eu quero.

Via e n x o v a l

20060513

Adoro passar dias a ouvir coisas assim

[...]

O discurso de mistificação não permite entender o discurso político-ideológico e alia-se ao discurso de ocultação que esconde o poder, cujo aparato simbólico gera obediência, protegendo-o e apetrechando-o.

[...]

20060512

Postais I - Santos


Qual Bairro! O Design District agora tem aquele dia do Mês. Calha nas últimas quintas-feiras.

20060511

Postais - IAP XX

O projecto IAP XX é um inventário à Arquitectura do Século XX em Portugal disponibilizado via internet e que conta com mais de 6.000 obras:

O IAPXX - Inquérito à Arquitectura do Século XX em Portugal - é uma iniciativa da Ordem dos Arquitectos em parceria com a Fundació Mies van der Rohe e o Instituto das Artes, co-financiada pelo Interreg III - SUDOE, que teve como objectivo registar em base de dados digital um levantamento do património arquitectónico construído em Portugal durante o século XX, tornando-o matéria acessível ao público em geral.

20060510

Tradições literárias e gastronómicas



celebraram-se ontem nas comemorações do Dia da Europa.

No Martinho da Arcada, o café português escolhido no âmbito da iniciativa Café d'Europa, saborearam-se o Pastel de Nata
e doces típicos dos outros países da União Europeia, com a presença do escritor Casimiro de Brito.

A Europa é feita de cafetarias, de cafés. Estes vão da cafetaria preferida de Pessoa, em Lisboa, aos cafés de Odessa, frequentados pelos gangsters de Isaac Babel. Vão dos cafés de Copenhaga, onde Kierkegaard passava nos seus passeios concentrados, aos balcões de Palermo.

Georges Steiner in A Ideia da Europa [2004].

20060506

Postar nos intervalos



Entre posts estou mesmo aqui, imersa neste monumento.

Conforme se perca a monumentalidade vou poder postar sobre os seus conteúdos...

Citizens Initiative [*]

Entre as últimas referências com que me cruzei nesta categoria estão o Movimento 560 de apoio à produção nacional, que mantém a sua actualidade e cujo impacto e papel na mudança de mentalidades seria positivo que crescesse para um patamar mais elevado de significância - fazer aquilo que anos do slogan das bolachas não fez: convencer os portugueses de que o que é nacional... ah voçês sabem... é bom!;

o blog Nuclear: debate público - também uma iniciativa nacional [mas de cariz também internacional] louvável de Paulo Querido - um espaço para o debate e para o cruzamento e comunhão da multiplicidade de opiniões produzidas na web sobre este tema que ganha nova relevância nos conturbados tempos que se vivem no sector da energia;

e finalmente a exposição itenerante Coexistence, que já data de 2001 e continua a sua viagem de disseminação dos valores da diversidade e aceitação do outro, através da arte. É
oriunda de Israel e tem por isso também uma relevância particular - um local de encontro de diferentes fés onde faltava que os conteúdos desta mensagem de tolerância e respeito tivessem muito mais adeptos, contrariando o extremismo e a violência.


[*] Iniciativa: procura-se.
Via, respectivamente, Comunicarte Design,
Geração Rasca - ao qual se agradece o link para o [feel_____:THAT] - e A Origem das Espécies

Acknowledged: fada e enxoval [ligações]

Entre os novos links tenho a agradecer a retribuição muito simpática da super-diva Fada do Lar, da lady margarete do acknowledge (or whatever) yourself - um blog para descansar e estimular os sentidos - e finalmente do
e n x o v a l, um blog que já se encontra na minha lista de leitura há algum tempo e onde tenho sempre pena de não encontrar posts com maior frequência - aqui fica o meu lamento : )

20060503

And now for something REALLY good



Ela é fantástica, a música é fantástica, e o site dela também é fantástico! Experimental, harmoniosa e melódica, Camille dá também voz a várias faixas do álbum Nouvelle Vague [aguarda-se o novo com expectativa] e participa em vários outros projectos. A destacar: um dos seus álbuns a solo,
Le fil [Virgin France, 2005].

Ainda por cima é política [com sentido de humor]:

[...] après un surentraînement initiatique en Lettres Sup., Camille signe fin 2002 l'un des seuls actes résolument politiques jamais entrepris à Sciences Po: sortir un disque, le Sac des Filles, en guise de stage en entreprise.

Deux ans plus tard, elle vient jouer les funambules sur le Fil, son Medulla à elle. Un ovni vocal né du chaos des émotions, dont l'univers étourdissant réfute définitivement toute adhésion de la jeune artiste à l'actuelle scène parisienne.

Ingrédients: ou quand la chute dans la folie du désespoir tient à un fil. Camille s'accroche, tombe, rebondit, s'asseoit, se relève, danse autour d'une note tendue qui enveloppe toute la dynamique de son cheminement. Son histoire est triste, sous-marine, mais si audacieuse qu'elle pousse espièglement une polyphonie de voix, de beatbox et de percussions vers les excentricités rythmiques les plus effrontées. Infiniment libre, Camille s'abîme dans l'exploration effrénée de sa voix et de sa poésie; elle s'emmaillote. Et coupe le fil.


Via Album en écoute sur MCM.

Mini CD

Debut Single I feel it by Lorraine [out April 10].
Waterfall Records Limited 2006; Design: Peter Saville Studio.


O primeiro mini CD-single com que me deparei foi o desta banda - só 8 cms de diâmetro, metade do tamanho normal! É um CD-bebé a fazer lembrar os mini vinis do antigamente. Veio numa mini-capa 8x8 acompanhada deste encarte e foi um freebie distribuído pelos Don't Panic que só encontrei agora no meio dos quilos de tralha que trouxe comigo na minha última viagem [sim, estou outra vez em arrumações].

Mas só vale a pena ver esta capa [cujo título combina TÃO bem com este blog] - o conteúdo musical é negligenciável.

Burning Desire? [*]

We got that.

[*] Keep your worries - track # 2

20060501

Tsotsi


Tsotsi - film still - by Gavin Hood [2005].
Runtime:94 min; Country: South Africa/ UK.

Profundo e emotivo, Tsotsi é uma história de ficção representativa do ciclo de violência real da sociedade Sul-Africana, que atinge todos as classes sociais. Passa-se nos súburbios ricos e pobres da Cidade do Cabo, onde se lida com problemas por demais conhecidos: desde questões básicas como o acesso a água canalizada e à educação, como questões de fundo tal como o são a pobreza endémica e as profundas assimetrias sociais reveladas em indicadores como o número de assassinatos e violações por ano, e a percentagem de população infectada com o vírus da sida.

A frase do subtítulo - ninguém escolhe as suas origens - aponta precisamente para o cenário existente, as condições dadas, nomeadamente ao personagem principal, e que são contextualizadoras da sua vida. Foi-me recomendado e recomendo-o vivamente - mereceu em absoluto o óscar de melhor filme estrangeiro recebido.

Tsotsi/ s.m. bandido, rufia, gangster

Chicago

1º de Maio de 1886 - há 120 anos, celebra-se hoje na Europa.

Curiosamente, ou não, não é feriado nos Estados Unidos, mas protesta-se contra as alterações da lei da imigração - um gesto de força principalmente da comunidade de latinos, muitos dos quais imigrantes ilegais, que suportam a economia dos EUA.