[feel_____:THAT]

20060630

Terá Rui Rio

educação e bom-senso? Agora que perguntei surgiu-me a dúvida. Tem certamente muito receio de críticas à sua autarquia e uma noção muito limitada do constitucionalismo português e do conceito de liberdade de expressão.

Parece que o continente chegou à Madeira.

Lisboetas lisboetas...



Foi com atraso que fui ver o documentário de Sérgio Tréfaut, o melhor filme português do Indie Lisboa de 2004. Tinha expectativas elevadas em relação aos Lisboetas, que me foi recomendado por pessoas cuja opinião respeito. Foi uma desilusão um pouco amarga: lento e superficial, toca apenas ao de leve as histórias de vida dos lisboetas imigrantes que retrata enquanto simultaneamente desperdiça a oportunidade de o fazer mais profundamente com longos planos que oscilam entre o poético e o corte desleixado das filmagens originais - fica a ideia irritante de que não se quis desperdiçar o que foi filmado e também não se teve a persitência para explorar todas as histórias que ficaram por contar e a verdadeira dimensão dos problemas e esperanças destes imigrantes, a sua relação com a cidade e os seus outros habitantes e o seu impacto em Lisboa e vice-versa. Muitas questões por responder a terminar num longo plano de um parto, talvez um esforço no sentido de um fecho coerente daquilo que é na realidade apenas um princípio de uma busca - é isto que encontramos nos Lisboetas.

As críticas não retiram contudo ao filme o mérito de ser o primeiro a abordar um tema que pedia encarecidamente ser explorado e trazido à nossa consciência colectiva: a vida dos imigrantes em Portugal e a perversão social das nossas leis sobre a matéria, as quais empurram para as margens da sociedade os indivíduos de cuja mão de obra, por contradição, o país está dependente. Mas também o despontar de um país com diversidade cultural, os responsáveis da qual permanecem para a maioria dos portugueses, invisíveis. A visibilidade dos nossos novos imigrantes (uns mais do que outros, visto que a imigração das ex-colónias, que é menos abordada no documentário, já não é um fenómeno recente) é positiva em todos os sentidos, mas em particular na medida em que desmistifica "o outro", humanizando-o e tornando evidente a injustiça do seu tratamento diferenciado - o qual o exclui da cidadania e dos benefícios do Estado Social que os seus impostos também pagam (e dos quais a nossa baixa natalidade nos torna também dependentes).

Apesar de tudo, a ver.



Foto Quem és tu? by Luísa Cortesão [2006].

Já partilhei

o gosto em posters de parede com o Pedro Lomba do Vício de Forma. Escolhas feitas, os cães ladram e a caravana passa [;P].

20060627

Depois da celebração

que o evento abaixo implicou entrei numa daquelas fases em que não sobra tempo para deixar os meus habituais apontamentos aqui... Estarei de volta das minhas não-férias no final da semana!

POR vs. NL

Somos os máiores!


[Ou pelo menos um dos 8 máiores!]

20060622

Entertainment is killing us


Home Made Games gives you the best in violent entertainment for the whole family: 1.Home Made Game | 2.Racist Black Game | 3.New Religion Game | 4.Execution Game | 5.Classic Russian Roulette | 6.Hostage Game | 7.Great White Racist Game | 8.Perverted Sex Game

O projecto é Holandês, assinado por Oberon Kok [e a sua Home Made] e embora já não seja recente nunca foi conhecido entre nós. Trata-se de uma proposta conceptual cujo objectivo é chamar a atenção para a banalização das imagens de violência na nossa sociedade e para a aparente normalidade com que são encaradas, mesmo no seio da família – no qual se infiltram, nomeadamente através do cinema e de desenhos animados violentos, numa qualquer vulgar matiné.

A estratégia comunicativa é a imagem-choque – uma situação de lazer familiar caricatura o que se observa na sociedade, chamando a atenção para o seu lado perverso e a anestesia valorativa que lhe está associada.


What kind of input do people get by going to the movies, watching TV or videogames? How many people do you see each day that get stabbed, blown up, crashed, tortured, or who suffer from other physical or mental harm inflicted on them? On an average of 10, 20, 30, more?

With certain video games, so called shoot’em ups, you can slaughter without mercy and the scale of victims is gigantic. Murder, violence, sadistic behaviour, racism, hate, deceit, disasters, perversion, more than half of the shows on TV, in the movies and video games are about these topics. Even in music people sign or rap about killing or torturing others like there’s nothing to it.

It seems a human life isn’t worth a thing.

[…] Maybe people would love to have this kind of entertainment for real in their own home? Like some sort of games in which the whole family participates? […] I wanted to create a sort of situation, a scenario, in which an ‘average’ family would sit at a table and play these games.

[…] I wanted to confront people with their taste in entertainment. […] That people think about where they draw the line between entertainment and being shocked or disgusted.

20060620

Digital Invaders

O digital está em força no cinema e já aqui em Lisboa no 1º Festival Europeu dedicado a esta forma de arte neste seu meio particular - a arrancar amanhã. Promete-se mais democratização no acesso à cultura, também do lado da sua produção.


Lado a lado com a evolução da tecnologia de informação e comunicação, a criatividade, a criação artística e cultural e a forma de acedermos à cultura está a mudar.

O Lisbon Village Festival® responde a essa mudança, oferecendo uma nova perspectiva na disponibilização e no acesso à cultura.


[+ info] Lisbon Village Festival

Evax





... ou a poesia da contemporaneidade a apreciar pela originalidade [a rima introdutória deste post]. O contraditório a quem de direito!


"Um dia vi-te passar na rua
eras forte, fina e segura
e tudo aquilo que de um supermercado
eu não podia trazer;
e assim desejei-te em promoção de repente
em saldos, prestações, crédito urgente
ou qualquer outro esquema de cliente frequente
e se isso não chegasse para te ter a meu lado
perdia a cabeça num cheque em branco (visado)."


in Gonçalo Coelho Silva, Da Teologia dos Objectos, In-Libris, Porto, 2004

20060618

E fez-se luz



Depois de Vitor Espadinha, Lena d'Água, Rádio Macau, Irmãos Catita e outros, vamos ver o que nos reserva ainda o sublime Cabaret Maxime [a consultar nomeadamente o e n x o v a l].

Já agendados estão Os Azeitonas [+ José Cid] - para dia 22 deste mês, quinta-feira, às 23:30
.


Praça da Alegria, 58 - Lisboa | 213467090
Via Fixação Proibida

20060617

POR vs. IRN

Afinal pode-se ter tudo: melhor jogo e mais golos!

Para as senhoras que se aborrecem com o mundial, remeto cometários para a tia.

20060616

Whaddya mean I'm not a natural? Pffffft! [*]

The lovely Vitriolica is retiring [óóóóóó], and here are my highlights of her last foreign words on Portugal and us lot - to laugh out loud and cry a little too:




But before we retire Miss Vitriolica, let her just remind you of a few things.


The roads of Portugal are still populated by morons.

Tias. NO!

Betos. NO!

Portuguese snobbery sucks rotten eggs and should be pilloried at every opportunity. (British stupidity/snobbery is one thing, Portuguese stupidity/snobbery is a whole other story)

Molho de ovos, ovos moles, fios de ovos should all be made illegal.

Fado is miserable.

Favas aren’t

What the fuck is that Portuguese “sod you” attitude all about? The attitude that makes people, for example, run to the zebra crossing then cross the road extra extra slowly just because they can and to piss everyone else off.

The Brazilians are the best import ever.... give Vit a Brazilian waiter in a restaurant ANY DAY!

Too many people believe too many old wives’ tales.

Football is fucking stupid. Even if it is a war replacement.

Two hour lunch breaks are just taking the piss.

Lisbon is a fantastic city.

Porto is better.

Setúbal is getting there.

GNR Bigode. hahahahaha.

NO-ONE in the world needs to shower twice a day.

This orgy of consumption of crap in the developed world makes her sick and if we REALLY don’t start taking it seriously, we’re all going to hell and hell will just be a big landfill.

Morangos com Açúcar is rotting the brains of the already rotten brained. We are all going to hell. And hell will just be a big landfill full of rotting strawberries.

You WILL have to give up your car in your lifetime because of fuel shortages and global warming ... get over it.


[*] Sempre quis dizer isto lol!

Nothing to loose and nothing to prove



... dancing with myself.

Já está aí o segundo álbum de Nouvelle Vague. Foi-me oferecido [:)] e oiço em repeat o remake do original de Billie Idol - cantado por Phoebe e melhor do que o original!


[Ouvir +]

20060613

Intruso na Cidade


Janela Nocturna.
Colagem por João 'Intruso'.


... e artista no blogue. Imagens a ver no Intruso, de onde foi retirada a excelente colagem em cima.

Marchas e Bairros








Soube-se hoje de manhã que o Bairro vencedor das Marchas Populares do Santo António em Lisboa foi Alfama.

O meu voto foi para Alcântara, a marcha mais original claro -
os padrões, as cores e a coreografia com remos, marinheiros e varinas foram uma reinterpretação fresca do tradicional tema ligado ao mar. Ficou ainda assim num honroso 3º lugar! Acima ficam algumas imagens deste Bairro para quem não assitiu.

20060612

Gnarls Barkley [*]

20060611

Mobilidade alternativa



... aumenta o interesse. Contra a dependência do petróleo, a invasão da cidade pelo carro e pelas cidades viradas para os peões, as energias renováveis e a bicicleta, esta foi a 3ª convocatória do Desfile Mundial Nudista em Bicicleta, que contou com a participação de 22 países e mais de 50 manifestações, com muita actividade na nossa vizinha Espanha. Será que Portugal vai estar representado na manifestação já planeada para o próximo ano?

Denunciamos o rapto das nossas ruas pelos carros privados que denigrem as cidades, tornando-as lugares hostis e perigosos. Propomos um modelo de cidade onde as pessoas recuperem os seus espaços, e se aposte no peão (que somos todos), nas deslocações pedonais e nos meios de transporte menos poluentes e mais eficientes.

Porquê a bicicleta? A bicicleta é um meio de transporte saudável, ecológico e divertido. Não paga impostos, não gasta petróleo e não colabora com o desenvolvimento destrutivo.

Porquê nus? Porque nos sentimos nus diante do tráfego pela falta de respeito dos motoristas. Com a nudez tornamos visível a fragilidade das nossas "carroçarias", o nosso próprio corpo.

Portugal ganhou!

Mas o que gostei mais de ver foi mesmo o sentimento de irmandade entre espectadores portugueses e angolanos que transpareceu em algumas das reportagens. Camaradagem e desejos que vencesse o melhor... não é todos os dias, ainda para mais no futebol! Tocou aquela parte mais lamechas do meu coração - foi bonito.

Beleza real



Continua a inspiradora campanha da Dove pela beleza real e as mulheres reais, incluindo um fundo para a auto-estima. A iniciativa privada no seu melhor.

Suicídio como ferramenta de Relações Públicas?

É o que parece achar um alto oficial dos Estados Unidos acerca do triplo suicídio de detidos em Guantánamo. O desespero e a ausência de perspectivas de libertação ou de um julgamento justo não surgem como razões credíveis para estes suicídios e para as dezenas de tentativas que se têm vindo a verificar ao longo do período de funcionamento desta unidade de detenção. Não existe de facto fim à vista para as prisões sob responsabilidade norte-americana como Guantánamo, que já existem há mais de quatro anos e onde não se aplicam nem lei nacional, nem internacional, nem os direitos humanos, onde estão presos milhares de indivíduos e onde se tem assumido serem praticados actos de tortura, nomeadamente na alimentação forçada feita de forma dolorosa de modo a desencorajar prisioneiros em greve de fome.

Numa declaração política à imprensa George Bush disse que gostaria de fechar Guatánamo. Nenhum outro centro de detenção foi mencionado. Olhar-se-à para trás na história com incredulidade pela passividade aparente com que se tem assistido ao prolongar destas situações de excepção.

Hoje impõe-se [*]



Aqui também se apoia a selecção : )

[*] Right behind you.

Marcar presença

com ou sem diário.

20060605

PR pra que te quero! [*]

Ainda a propósito da devolução da lei da paridade à AR pelo nosso PR (e seus desenvolvimentos), quase me vieram lágrimas aos olhos a ler As Causas de Anibal no Arrastão... Obrigada Daniel pelo prazer de ler puro bom-senso!


[*] Quem votou no Partido Cavaquista Português?

20060602

A ouvir



A australiana Sia num álbum quase perfeito.


Ouvir.

20060601

Avaliar e ser avaliado?

O sistema de avaliação de desempenho individual dos professores proposto pelo Ministério da Educação foi recebido com virulência pela FENPROF. Parece que existe uma parte dos professores que considera que a sua carreira deveria ser mais curta do que a de outros profissionais, qual profissão-de-risco-e-de-alto-desgaste. Talvez sejam os mesmos profissionais que acham agora que ser avaliado "não vale".

Se há uma coisa de que tenho pena é da desvalorização social de que a classe é alvo actualmente, e infelizmente este tipo de tomada de posição pelo seu órgão representativo não ajuda. Parece que é chato quando as coisas evoluem - mesmo que numa direcção na qual necessáriamente já deveriam ter evoluído há mais tempo.

Que se façam greves sim por melhores condições de trabalho - leia-se melhores instalações, recursos educativos, equipamento informático, etc. Devem ter os professores concerteza queixas muito mais sérias no exercício da sua profissão (e das quais a sociedade mais alargada gostaria concerteza de estar a par uma vez que estas também a afectam, directa ou indirectamente) do que a perspectiva de se apontar para a excelência no exercício da mesma e de existir uma progressão na carreira que compense os bons profissionais em detrimento dos maus - que infelizmente existem em toda a parte mas que certamente não devem progredir calmamente na carreira conforme passa o tempo e a sua performance se mantém ao mesmo nível.

Numa palavra: imobilismo.


Via Causa Nossa