[feel_____:THAT]

20060430

Está-se bem

Escultura Napron [detalhe] by Joana Vasconcelos.
Foto: Rui Vasco; Grafismo: Rui Olavo.

no Napron Bar [*] - que estava particularmente divertido na 6ª feira à noite, talvez pela presença de um gato fedorento atrás dos decks. A decoração tem o cunho da artista Joana Vasconcelos, e portanto não podia deixar de ser fantástica, com os naprons que dão o nome ao bar/discoteca a cobrir sofás e a adornar prateleiras. Parece que a ideia será alterar periodicamente a decoração - tarefa a ser atribuída a um novo artista encarregue de definir o conceito.

Gostei da escultura acima mas se tivesse fotos da imagem na entrada do bar era o que teria posto aqui - um jovem vestido de crochet negro dos pés à cabeça [um novo fétiche meu que descobri no dia - corre na net que é o
Ricardo, o dono da Mousse no BA - já estou para ir a essa loja há um tempo...].


[*] Rua da Barroca, 111, Bairro Alto

Drawing Restraint 9

Drawing Restraint 9 - film still - by Matthew Barney [2005].
Runtime: 135 min; Country: USA / Japan; Soundtrack by Bjork.

Bjork [de quem também sou fã] a tentar explicar o filme de Barney em que participa como atriz, e de cuja banda sonora é autora, é reveladora:

Trying to even start to explain the film is kind of challenging, but with my little alcoholpickled brain, it's really tough. I guess that's the point with the way Matthew sets it up, because there is no story. You just have to sit there and enjoy it, a bit like nature. The film has a narrative, but a really abstract one. It's not your average Hollywood movie, let's put it that way.

O filme de facto consegue ser cativante apesar da narrativa abstracta, e prender o interesse do espectador apesar de estar longe de ser hollywoodesco. A descrição do filme também é engraçada de ler, particularmente tendo em conta que está longe da que eu faria:

The film concerns the theme of self-imposed limitation and continues Matthew Barney's interest in religious rite, this time focusing on Shinto.

Depois de ver alguns filmes da série Cremaster [de que falei aqui e aqui], estava curiosa para ver o último trabalho de Barney. A primeira impressão foi que a preocupação imagética extrema da série cremaster tinha dado lugar a um maior ênfase na narrativa simbólico-abstracta. O que do meu ponto de vista é uma pena, porque a narrativa em Barney é um código e não um veículo de comunicação - e muito menos uma fonte de entretenimento. De qualquer maneira é coerente na inspiração nipónica para a estética dominante que mantém um nível de qualidade importante.

Em conversa com os amigos com quem fui ver este filme concordámos que o filme era uma campanha encapuçada contra a caça das baleias no Japão - cuja caça em grande escala é justificada politicamente com fins pseudo-científicos de investigação. Pelos vistos estávamos todos enganados porque nada na descrição oficial do filme menciona tal coisa, o que me parece lamentável - uma oportunidade de veicular uma mensagem política perde-se em considerações existencialistas desligadas da realidade...

O filme passa-se sobretudo a bordo de um baleeiro em alto mar. Os instrumentos de caça à baleia e de processamento da sua carne são usados nomeadamente para cortar a vaselina que se solidifica ao longo do filme dentro de um contentor em forma do "campo" [the field - a forma simbólica de Barney que aparentemente remete para a limitação auto-imposta]. O clímax é um abraço canibal entre o casal alternativo Bjork-Barney, envergando trajes arcaicos tradicionais japoneses de casamento, em que estes se cortam mutuamente os pés e as coxas [nesta altura comecei a achar que a sua associação pessoal e artística era um perigo para a humanidade] e retiram a pele dos membros inferiores um do outro como numa cerimónia de corte da baleia.

Afinal tem a ver com a auto-transcendência. A mim transcende-me mesmo.

Curtas e longas


Encontrei o folheto publicitário no Indie, que acaba hoje e cujos filmes vencedores já são conhecidos. Não foi nenhum dos que eu vi infelizmente.

O Júri Internacional da Competição de Longa Metragem da 3ª edição do IndieLisboa atribuiu o Grande Prémio de Longa-Metragem “Cidade de Lisboa” (patrocinado pela Câmara Municipal de Lisboa), no valor de 7.500 Euros, ao filme PLAY, da realizadora chilena Alicia Scherson. THE DEATH OF MR. LAZARESCU, de Cristi Puiu, recebeu uma Menção Especial.

A Amnistia Internacional escolheu como vencedor PAVEE LACKEEN, do inglês Perry Ogden.


O Prémio do Público Johnnie Walker, o Prémio Tóbis para Melhor Longa-Metragem Portuguesa e o Prémio de Melhor Fotografia para Filme Português AIP Cinema/ FujiFilm foram para a longa-metragem MOVIMENTOS PERPÉTUOS – CINE-TRIBUTO A CARLOS PAREDES, de Edgar Pêra.


Ver a lista completa de vencedores aqui.

Dilema do dia I [*]

Aparência .vs. Conteúdo [*]

Não escrevi nada durante um par de dias, mas não está tão lindo o meu blog todo em Trebuchet?!:P Obrigada Carlos!

[*]Ou dilema expresso no dia...

20060427

Dilema do dia

Form .vs. Function.

20060426

Indie [*]

Ainda há mais 5 dias para aproveitar um dos meus festivais de cinema favoritos - o Indie Lisboa claro!

Notas de um espectador (ou o que eu tenho perdido) no Babugem. Sim, não chega ser alto.

[*] Film Festival in Lisbon

20060425

Palmas

Gostei de ouvir o discurso conciliatório do nosso PR hoje: liberdade mas também justiça e inclusão social para as díspares realidades portuguesas.

Já o facto de os deputados do PCP, do Bloco de Esquerda e do Partido Ecologista “Os Verdes” não terem aplaudido o discurso do PR me pareceu lamentável. Tratava-se do chefe de Estado e de uma data-chave na democracia nacional e não de um discurso do governo com propostas legislativas - o contexto torna a atitude disparatada.

O apelo a um compromisso cívico só pode ser considerando inviável, irrealista e pouco credível , tal como criticaram estes grupos parlamentares, por quem acha que cabe ao Estado determinar todos os desenvolvimentos do país, o que implica a ideia da desresponsabilização dos seus cidadãos.

Uma sociedade civil fraca é preocupante e nem sequer a ideia pedagógica de que ela é importante e poderia ter um papel com um impacto potencial significativo parece atingir um consenso no nosso país.

Entristecedor.

O Aniversário da Democracia

Quase celebrei a data a sair do IKEA. Não se trata de um local totalmente desadequado: trata-se afinal do templo da democratização dos lares confortáveis, da massificação do acesso a tudo espalmado, inclusivé arte [decorativa] e caixas de arrumação e estantes, como não podia deixar de ser.

A democracia passa também por coisas bem concretas como o acesso a bens de consumo e na verdade apenas tende a funcionar de forma efectiva em sociedades com um determinado nível de prosperidade - nem que seja ao nível do IKEA e não da Bang&Olufseng.

A crescer 0,4% ao ano é melhor celebrar enquanto podemos... comprei um cravo vermelho.

Just watched

Pretty Much Every Film and Video Work From About 1992 Until Now. To be seen on monitors, some with sound, others run silently and all simultaneously.
Video installation, 39 monitors. By Douglas Gordon [2002].
Photo by
Pedro Duarte Bento.

A great image of Douglas Gordon work - click on the photo to enlarge.


Via o crepe [suzete] - a postar de Barcelona. Obrigada pelo link pedro :)

20060423

Birthday Blogs [*] happy b-day to...

Ando a brincar aos blogs faz este mês 1 ano* Simultâneamente, esta data coincide com as 2000 visitas no [feel_____:THAT] !

Impõe-se assim um sentido e sincero agradecimento a todos os que aqui têm vindo, linkado, comentado, falado bem e falado mal - enfim, feito coisas bloguísticas de blogoesfera envolvendo este blog. Aqui fica o meu muito e muito obrigada!

Ah ah :P


[*] One year blogging; visit #2000 in [feel_____:THAT] - cheers everyone!

20060422

Hoje acordei assim

20060421

Pro&Megalómana

Agora sou :: PRO :: no Flickr! [*]


[*] Hoje o Flickr
| Amanhã o mundo! :p

Paridade

Apesar da polémica e do receio expresso por tantos de ultrapassar pela lei o que o preconceito na sua prática não permitiu, aqui está ela: a lei foi aprovada hoje na AR!

Eu celebrei: escandinavos, aqui vamos nós, vamos ter paridade na nossa pobreza! [*]

Artigo 109º da nossa Lei Fundamental:

[...]
a participação directa e activa de homens e mulheres na vida política constitui condição e instrumento fundamental de consolidação do sistema democrático, devendo a lei promover a igualdade no exercício dos direitos cívicos e políticos [...]

[*] Let's go girls!

Rewind LDN#7

Clue photos taken by participants of Shoot Shoreditch
[09 April 2006].


Uma concurso/caça ao tesouro fotográfico. [*]

ShootExperience :Shoot Shoreditch


[*] Shooting for fun!

20060420

Rewind LDN#6

In a Lonely Place - The world's first inflatable folly installed at the RIBA [untill 2 May 2006].

An 8 metre inflated black sphere punctured by a half-timbered structure landed at the RIBA. The too-big structure is squashed awkwardly into the 7 metre high space of the Florence Hall at the heart of the RIBA’s Arts Deco headquarters in London. Inside, a wooden stair leads up to a viewing platform, here the surrounding void is broken by small pinpricks of light, made by transparent panels cut in the sphere.

The installation, which is entitled In a Lonely Place, has been designed by Fat [Fashion Architecture Taste], who describe themselves as ‘a company that makes architecture and art (and all kinds of things in between)’. In a Lonely Place is the first in a series of installations specially commissioned by the RIBA Trust.

In a Lonely Place combines different kinds of architecture: high tech inflatable and nostalgic historicism, which creates ambiguities of form and formlessness, of narrative and abstraction, and of object and experience. The result is a modern day folly that explores the idea of architecture as a series of experiences made richer by drawing on diverse references, materials and techniques.
Designed to absorb a variety of activities, and suggestive, yet not wholly committed, to conjuring up an idea of place. This proposal from FAT draws on both the traditions of the Picturesque and Roadrunner cartoons: a platform where you are as likely to get married as fall asleep. It is a cross between a park and an office desk - by turns, useful and useless.

In a Lonely Place has been produced by inflate.

Rewind LDN#5

Dear reader:

Loneliness, boredom, depression, fear, worry, illness, loss of direction, jealousy, death and sorrow, divorce, selfishness, greed, disappointment, doubt, cynicism, anger and hostility - these are some of the "hurts" which plague an otherwise beautiful life.

Let Fat make the world a better place for you and your family.

With love from Sam, Sean, and Charles. [*]


[*] The FAT channel

Rewind LDN#4



Watching... FAT Porn! 'N lovin' it.

20060418

Rewinding...

... to be continued+

20060417

Rewind LDN#3



Serpentine & Saatchi Galleries. Didn't get to see the Summer Pavillion, since it's not Summer yet... and learnt that the Saatchi is moving into much larger settings, which is great!

[*] Since 2000 [Zaha Hadid] the architects were chosen because of the way in which they consistently push the boundaries of architectural practice. At the time of their invitation, none had completed a structure in the UK.
In 2004 MVRDV projected the 'Grass Mountain'.

Rewind LDN#2



'Tropicalia: A Revolution in Brazilian Culture' - detail, occupied.
Various Artists.



More Tropicalia!

Rewind LDN#1



Tropicalia [1967] - detail, occupied - by Helio Oiticica.
London, Barbican.


Há muito tempo que não me divertia tanto numa exposição. Mas sendo sobre o Brazil já devia estar à espera! A instalação, ou manifestação ambiental, de Hélio Oiticica [Seja um marginal. Seja um heroi.], inspirada na energia das ruas e das favelas brasileiras, é a peça central de 'Tropicália' e dá o nome à exposição - um jogo de espaços, cores e superfícies, incluindo também um jardim com pássaros vivos e plantas, lado a lado com poemas-objecto.

Aqui ficam algumas imagens da exposição sobre este movimento cultural dos anos 60 e 70 - segundo alguns críticos o mais importante da América do Sul nas últimas 5 decádas, um verdadeiro momento de viragem.

Oooops [*]


SIM [piece featured in the exhibition
'
Tropicalia: A Revolution in Brazilian Culture']

Barbican, London.


Holidays!


[*] Enjoying myself in the non-virtual world :D

20060407

Gone for the holidays [*]

Gone for a trip long due! Back by the end of the week ;P

[*] Férias são férias - e como me estão a fazer falta!

Have More Fun




De uma pequena loja em Cacilhas, a Ultravioleta, passou para lojas no Bairro Alto que foram fazendo sucesso, incluindo o fantástico Shoe Lounge Happy Days. Actualmente a Outra Face da Lua está na Baixa e no Largo da Sé. Sobre a Carla Belchior escreveu-se na DIF de Março:

[...] É lá [no ateliê] que [...] a energia se solta numa simbiose obrigatória de cores, padrões, formas e tamanhos transformada em peças únicas e originais. A clientela é, maioritariamente, fixa, mas o público tem vindo a crescer. "As pessoas estão mais abertas à diferença, não estão tão bicolores e padronizadas em termos de estilo e mentalidade."
[...]


[*] Vintage . Wallpaper . Tin Toys . Portuguese Kitsch
Em Lisboa na Rua da Assunção, 22 - 2ª a sáb das 10 às 20.

Coisas Modernas



Q.B.

Via Bugosa Blog

20060405

Guerra é guerra?


Fotografias de arquivo de prisioneiros Alemães sob custódia
Britânica depois da Segunda Guerra Mundial, by Martin Argles
[modified]. [*]

A história confirma-o: com a razão do seu lado ou sem ela as partes envolvidas acabam por revelar a mesma conduta bárbara, a mesma falta de moral. A falta de humanidade é como uma doença altamente contagiosa. É por isso que a guerra deve ser evitada - haverá pouquíssimos casos em que ela seja o mal menor.

[*] Sairam há 3 dias na capa do Guardian na sequência de uma investigação deste jornal, no contexto da qual foi invocado o Freedom of Information Act.

Coisas Portuguesas


Atum Tricana em Azeite Puro.
Na Conserveira de Lisboa [*].


Esta loja é uma fortaleza do comércio tradicional e familar, com atendimento pessoalizado (e humanizado). Atum e sardinhas Tricana (com pelo menos uma dezena de variedades) e Prata do Mar, Azeite Saloio e Carapau Minor são alguns dos produtos que se vendem na Conserveira de Lisboa - tudo processado e enlatado com o estilo e o cuidado do antigamente, e finalmente embrulhadinho-para-presente em papel da Conserveira e cordão vermelho.


Uma curiosidade relativa a um dos produtos que ali se vendem:

Como é proibida a sua enlatação [dos jaquinzinhos], pode ler-se 'minor' na embalagem. E se mais não fosse podia verificar-se que a lata tem dois centímetros de altura, em vez dos dois e meio do carapau ou da sardinha de outro calibre.



[*] Desde 1930 em Lisboa na Rua dos Bacalhoeiros, n.º 34.

Imagem e citação via O funcionamento de certas coisas.

Seguir em frente [*]

A vida é demasiado curta para nos demorarmos nas suas vicissitudes.

[*] Chegámos aos pensamentos do dia...

20060403

Ligações - The Naked Chef


Jamie Dancing in Kitchen
[wallpaper].


Este livro do Jamie Oliver continua na minha 'to buy [& to use!] list'. Receitas de comida saborosa de preparação simples e rápida [em menos de 20 minutos como se quer - é o meu herói!]. Também sou fã dos seus livros mais recentes claro, mas este primeiro tem um je ne sais quoi...

Para além de cozinheiro-celebridade, o Jamie levou a cabo uma acção social que decerto seria também muito apreciada em Portugal: melhorou a comida servida na cantina das escolas em Londres. Conseguiu fazer isto expondo publicamente a comida miserável que se servia às pobres crianças, levando efectivamente o governo a dar formação a esses e essas cozinheiras, e a alterar o tipo de comida servido! Bravo Jamie!



Link para o site de Jamie Oliver via a Alcofa - o Blog que vai à Praça - ao qual se agradece o link para o [feel_____:THAT].

O Lixo

Não ter ido à praia este fim de semana...

+

Os franceses continuarem nas suas posturas absolutistas e ainda não terem percebido que o nosso mundo só se pode manter nas suas linhas de força, se souber conviver com as regras que o mundo global actual impõe.

+

A comparação Maio 68 .vs. Manifestações em França contra o CPE - já enjoa.

20060402

O Luxo


John Butler Trio na Aula Magna.


A Aula Magna estava cheia e o público entusiasta. O solo de bateria que se vê na foto acima foi particularmente bom - mas também o foram o solo de John Butler e o solo do contrabaixo. Zebra foi a favorita claro.

+

Bryan Greenberg em a Terapia do Amor/ Prime [yes please!].

+

Marcelo a falar das quotas das mulheres na política - exactamente a minha opinião. Concordo em absoluto que se trata de uma forma, comprovada pelo exemplo escandinavo, de permitir uma maior participação das mulheres na política a curto prazo e de tornar a representatividade democrática, mais representativa também a nível de género. Mas também de tornar o nosso espaço político um espaço de regras e de métodos de trabalho tanto masculinos como femininos e um exemplo para o espaço laboral em geral.


[a propósito desta questão ver também este post de João Pinto e Castro no Blogo Existo]