[feel_____:THAT]

20060228

Bolero

Est l’une des pages les plus célèbres de la littérature orchestrale du 20ème siècle, et sans aucun doute la plus célèbre des pièces de Ravel. Avec une amère ironie, Ravel dit à propos de cette partition : "Je n'ai écrit qu'un seul chef-d'œuvre, le Bolero, malheureusement il ne contient pas de musique". On connaît la suite, au concert comme au théâtre, Bolero défie le temps.

Le Bolero de Ravel consiste en un long et progressif crescendo d’un thème unique, qui parvient à son épanouissement, sans aucun développement de composition, simplement par une gradation dynamique et chromatique de l’orchestration.
Cette expérience musicale s’inspire du Bolero espagnol du 18ème siècle, dont le rythme se répète jusqu’à l’obsession, jusqu’à la frénésie, comme dans une valse.

20060227

O pior da natureza humana I

Já vi estas fotos de Abu Ghraib há uns bons dias, através do link no Bichos Carpinteiros, que não me incluem a mim apesar do nome, e não cessam de me impressionar.
Nós, o Ocidente, perdemos toda a moral perante as nossas próprias acções. O que se vê nestas imagens vai bem para além de interesses económicos e geoestratégicos frios e calculistas, os quais apesar dos evidentes excessos de ganância desmedida e mentira generalizada me parecem compreensíveis. Aqui trata-se de outra coisa. Trata-se do desprezo pela humanidade do outro e do desprezo pelos nosso próprios valores, trata-se do desprezo pelo direito e pelos próprios códigos de guerra no tratamento de prisioneiros, trata-se da humilhação e da tortura como afirmação do poder.

Sobra muito pouco.

O pior da natureza humana

É o que está patente no caso do assassinato do transexual sem abrigo do Porto - os mais vulneráveis da sociedade são os mais fáceis de agredir mas a sua agressão também deveria ser a mais punida... O crime é hediondo já se sabe e deveria ter uma pena adequada à perversão que implica, mas são crianças e adolescentes que o perpetraram e se se entende a excepção na punição dos crimes cometidos por menores, o crime deve ter castigo - afinal serão como os adultos de amanhã destas crianças?
Cabe à realidade definir bem a fronteira entre a violência virtual que nos rodeia e que muitos especulam confunde o sistema de valores das crianças, e a violência real que não tem mitigação possível.

20060225

Images with feelings


l.m.v.d.r. by Thomas Ruff [2004].

Images with feelings I


Zero Gravity V and Peaches VIII.
By Wolfgang Tillmans [2001].

Tillmans é a minha escolha pessoal de fotógrafo contemporâneo, juntamente com Nan Goldin, que era solitáriamente a minha favorita antes de conhecer o trabalho de W.T. Um dos elementos que mais me impressiona na sua fotografia é a versatilidade - tanto os temas abstractos como os pessoais [retratos, a intimidade dos amigos] são tratados com o mesmo à vontade. O resultado é o que se vê: transparece um olho fantástico para a composição e para a cor.

Se fosse...

um mês, eu seria: Agosto
um dia da semana: um sábado com trabalho para fazer!
uma hora do dia: 9h30 a.m. - hora chave...
um planeta ou astro: vénus – cujo brilho só é superado pelo sol e pela lua : P
uma direcção: ESTE e dava a volta ao mundo!
um móvel: chaise longue
um líquido: piña colada acabadinha de sair do shaker
um pecado: luxúria (estou contigo maria)
uma pedra: jade
uma árvore: pinheiro - podadinho como os japoneses!
Se eu fosse uma fruta: lichia - cheia de picos por fora mas muito doce e aromática eh eh
uma flor: túlipas e renoncules mas fascinam-me as flores dos cactos e a sua beleza Improvável no seio da aridez
um clima: temperado
um instrumento musical: o tambor
um elemento: fogo claro!
uma cor: quente e luminosa
um bicho: um felino elegante a encarnar um bobby brincalhão
um som: o de uma cascata
uma música: misirlou
um estilo musical: indie
um sentimento: fidelidade
um livro: Ways of seeing
uma comida: moamba
um lugar: um parque ou mmm... um bar de cocktails!
um gosto: fruta tropical
um cheiro: especiarias e malagueta
uma palavra: idiossincrática_____:THAT!
um verbo: to feel [ah!]
um objecto: máquina fotográfica era uma boa ideia - uma lomo claro para passar a vida a anotar imagens
uma parte do corpo: a mão - para tocar em todas as outras!
uma expressão facial: seria a ironia
um personagem de desenho animado: híbrido da catwoman e pantera cor de rosa
um filme: Dogville
uma forma: pura ou orgânica
um número: 7 :D
uma estação: Verão
uma frase:
" The only victories, which leave no regret, are those over ignorance"


Wow! Não sei se desejo a alguém preencher este questionário... mas obrigado Maria, valeu!

20060215

Oh inércia, minha miragem

Já passou o dia do romance, embora o meu tenha estado sobretudo cheio de outras coisas, e por mais que eu gostasse de estar a fazer capas de cd's em papel - sim tenho sempre desejos de desempenhar tarefas irrelevantes ou fazer actividades obscenamente inconsequentes quanto estou ocupada demais... - tenho pilhas de trabalho, subitamente acumulado, à minha espera! E hoje tinha planeado deitar-me cedo... o costume.


Info do site das capas de papel online via Fala para a minha mão!

20060214

Pasticceria mmm...


Pasticceria Bruno, Bleeker St, NYC.

A montra de S. Valentim da minha pastelaria favorita!

O seu Valentim é aquela pessoa amiga e companheira, que está sempre ali, ao seu lado, para ajudá-la a resolver os grandes problemas que você não teria se fosse single.

LOL ; p

20060213

Moment of Zen [*] - Not all showgirls are beautiful...


A honestidade é um valor fundamental [ah pois é].


[*] Part VII

Moment of Zen [*] - What the?


O estrangeiro no seu melhor.


[*] Part VI

Moment of Zen [*] - Trouble sleeping?


Já que se tem a fama, mais vale ter o proveito...

[*] Part V

Moment of Zen [*] - Emergency phone


O que é preciso é planear as emergências!

[*] Part IV

20060212

Moment of Zen [*] - Il castrati


Golf - um desporto perigoso.

[*] Part III

20060211

Moment of Zen [*] - À Americana


Humm...

[*] Part II

20060208

Viagens e outros projectos...


Visited 29 countries [12%].

12%? Que miséria... Além do mais agora vejo que isto não está correcto - algumas áreas foram completamente discriminadas! Não se faz!! Não tenho nada contra a Europa de leste e a Ásia por exemplo... Irei dedicar os meus esforços a corrigir esta situação quanto antes.

Create your own visited countries map or
vertaling Duits Nederlands [se alguém estiver interessado em traduzir para Neerlandês clique aqui!]

20060207

Post-satanic journey, or something

É interessante a comparação feita por Ehsan Masood entre as reacções do mundo islâmico e do mundo ocidental às publicações dos Versículos Satânicos de Rushdie em 1989 e as reacções actuais aos cartoons dinamarqueses .

No seu ponto de vista todo este episódio [há até um blogue só sobre o assunto] tem contornos menos negativos do que o que se tem sugerido, pelo menos no caso Britânico... Contudo ficam de fora do seu argumento importantes alegações como a de um 'repescar' artificial dos referidos cartoons, da sua instrumentalização num cenário internacional relevante para os fundamentalistas - como é a polarização da posição do Irão e o activismo palestiniano no seguimento da eleição do Hamas. Apesar disto a visão de Ehsan Masood é particularmente valiosa porque vinda de um muçulmano [agora discriminando mesmo] que como jornalista no ocidente aborda também a temática da moderação da linguagem e abordagens num contexto de liberdade de expressão [moderação e continuidade na mudança - very british].

Dois apartes: o famoso jornal dinamarquês, o Morgenavisen Jyllands-Posten, publicou entretanto as suas 'justificações' aos muçulmanos em inglês; o verdadeiro teste para o Ocidente deve ser conseguir manter-se moderado, tolerante e com espiríto democrático, fiel aos seus valores, depois de ler coisas como este discurso.

The article mentioned above by Ehsan Masood was originally published on openDemocracy.net under a Creative Commons Licence.

Teresa, Lena e afins

Já estava há algum tempo para escrever umas linhas sobre este tópico já tão falado, e blogado... Fiz uma ronda pela blogosfera passando pela superficialidade politicamente incorrecta da aspirina B, a piada fácil (mas com graça) do contra-indicado, o queixume liberal da jornada 2.0 (com a linha do qual mais me identifico dentro desta pequena selecção) e todo o rol de posts e afins [ inclui links para artigos e posts no causa nossa, notas várias e glória fácil - a ler para considerações mais aprofundadas sobre o assunto] do renas e veados...
Por aqui não podiam deixar de se defender a liberdade individual, a igualdade de direitos no contexto do estado laico e a transposição para a nossa legislação do que já está estabelecido na lei fundamental do nosso Estado. O resto é conversa - ou então são valores individuais e questões de conduta que, de facto, e em particular nestas matérias, dizem respeito apenas ao próprio indivíduo.


Dentro do tema dá-se tempo de antena à seguinte iniciativa:

Um grupo de cidadãos, sensibilizados com a coragem da Teresa e da Lena, e preocupados com os efeitos possíveis da discriminação na sua actual e futura situação financeira (sabemos, por ex., que estão desempregadas), decidiram abrir uma CONTA DE SOLIDARIEDADE E CORAGEM, em nome de ambas, no balcão do Marquês de Pombal da CGD, com o seguinte NIB: 003501370000437830075
Agradece-se a divulgação deste esforço solidário.

Via Lilás com Gengibre

20060205

Novo! New!

Adicionei um suporte novo para os comentários deste blogue. Espero que funcione bem, ao contrário do sistema original da blogspot...

Outra novidade: os mais curiosos podem agora cuscar as visitas e as page views deste blogue [e do brother blogue também claro] no SiteMeter e no StatCounter, muito arrumadinhos na barra lateral e oficialmente abertos ao público!

commenting and trackback have been added to this blog.

20060204

[NY] Welcome to the World*


World Trade Centre temporary PATH Station.

[*] Moment of Zen - Part I


[NY] Street Art



City? by Julian Opie [Aluminum, paint, vinyl - 2004]
at
City Hall Park, Lower Manhattan, NY.

20060203

[NY] Art Piece *



Family Romance by Charles Ray [1993] at MoMA.
Painted fiberglass, 53" x 7' 1" x 11" (134.6 x 215.9 x 27.9 cm).


The group of sculptural pieces entitled 'Family Romance' by Charles Ray presents father, mother, boy and girl holding hands. All are represented proportionally but consistently with a height of 135 cm – the parents smaller, the children enlarged. The latter resemble blown-up dwarfs, the former appear in comparison tender and fragile. The family, herd of notions of reproduction, state order and romantic privacy, has become the place of disorder and chaos, transgressing the principles of reproduction.

[*] Eye-shocker

[NY] MoMA


Untitled Blue Monochrome by Yves Klein
[
Abstraction 1961] at MoMA.

Over a year ago the new building of the Museum of Modern Art, designed by Yoshio Taniguchi, opened in midtown Manhattan. Modern art [and quite an impressive collection of it] in modern architecture...

[NY] Mouthwatering



Chikalicious
is a dessert bar owned by Chika, a French-trained Japanse Chef, and her husband. The three-course sweet meal with wine, coffee or tea is gorgeous - only for gourmandise lovers though!

[NY] StoryCorps

Danny and Annie Perasa, married for 27 years,
reminiscence about their first date.
[listen to other stories here].

StoryCorps is a national project to instruct and inspire Americans to record one another's stories in sound, conversations or interviews between people who are part of each others' lives.

A storybooth, which houses a small recording studio, can be booked for 40 minutes to record a story envolving two people. This can be an interview of a relative, a grandmother or an uncle, or of a person who has been a part of one's life, like the lady who's worked at the luncheonette down the block for as long as you can remember—anyone whose story the other wants to hear and preserve.

This is a great idea that could be used to record traditions that are passed on from one generation to the other orally with no written records involved. The MobileBooth is also a potential means of reaching more rural locations away from the large city centres or non-central cities.

[NY] Chinese New Year


Street celebrations of the Lunar New Year,
[Firecrakers on the ground]
Mott Street - New York's Chinatown.

Comecei o ano do cão a 29 de Janeiro a comer o tipicamente chinês dim sum - mais especificamente os shrimp dumplings, uns 'rissóis' fantásticos com recheio de camarão envolto em massa de arroz translúcida em forma de meia lua!

Also known as the Spring Festival, Lunar New Year is a two week celebration that begins on the first day of the first month of the Lunar calendar (typically in late January/mid-February) and ends on the full moon 15 days later. It celebrates the family, the earth coming back to life and the start of a new beginning and possibilities. A major holday, Lunar New Year is celebrated in China, Korea, Vietnam, Malaysia, Singapore and in Asian communities all around the world.

20060202

De volta!*

Vi imensas coisas giras, o que era inevitável tendo em conta o meu guia fantástico [não, não era o lonely planet, era mesmo um guia de carne e osso : P] - posts e fotos para breve, o trabalho não me deixou ainda respirar desde o regresso...

* [de ruas por números, de duane reads, do century 21, do ground zero, do chickalicious, do alma de cuba, do storycorps, do moma, do desfile do ano novo chinês e de outros sítios mais doces que não posso listar aqui!]